sábado, 18 de maio de 2013

365 dias de violência doméstica em vídeo



A mensagem final serve de alerta: "Ajude-me. Eu não sei se haverá amanhã".
‘Uma foto por dia no pior ano da minha vida' relata, através de uma sequência de fotografias, o drama da violência doméstica. São 365 imagens da mesma mulher que, mal chegaram à internet, se tornaram virais.
O conteúdo começa por mostrar a ‘protagonista' no seu quotidiano sorridente, mas no decorrer do ano o bonito rosto começa a encher-se de hematomas visíveis a cada fotografia que passa. A mensagem final diz: "Ajude-me. Eu não sei se haverá amanhã".
O vídeo foi publicado no Youtube por um utilizador anónimo e muito se tem questionado a veracidade do mesmo. Pondera-se que seja uma campanha publicitária croata criada para chamar a atenção para um problema que não escolhe casas nem famílias. Certo é que, verídico ou fabricado, o vídeo tem desempenhado a função que se exige para este drama: choque, debate, discussão.
Tanto que conseguiu quebrar as barreiras da informação atingindo emocionalmente quem assiste ao mesmo. É difícil ficar indiferente a um drama que atinge tantas e tantas mulheres. De tal forma que a maneira como o assunto foi abordado foi capaz de mobilizar milhares de pessoas, dispostas a  ajudar vítimas deste tipo de agressão.
Até ao momento ninguém assumiu a autoria do vídeo. A mulher que o protagoniza foi identificada como Mia Hujic, uma modelo e tradutora croata, mas ainda não quis se pronunciar sobre o assunto.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário