sábado, 27 de abril de 2013

A sexualidade e os jovens


Eles dizem que o fazem aos 15, enquanto elas esperam mais um ano. Perder a virgindade é um marco importante na vida dos adolescentes. Se os rapazes procuram a satisfação física, as raparigas escolhem razões emocionais para dar o grande passo.
O estudo ‘Um olhar sobre o comportamento sexual e a virgindade na adolescência em Portugal’, da investigadora Patrícia Gouveia, analisou o comportamento sexual de 267 adolescentes dos 12 aos 18 anos. Entre as conclusões está o início da atividade sexual: 15 para eles e 16 para elas.
Já no que diz respeito à idade que os jovens consideram ideal para começar a prática sexual, os rapazes dizem ser entre os dez e os 14 anos, enquanto as raparigas apontam para os 15 e 16.
O estudo de Patrícia Gouveia abordou também as motivações dos adolescentes para adiar o início da vida sexual. Sendo a adolescência caracterizada pela irreverência, onde a noção de risco ainda está em desenvolvimento, é curioso perceber que o medo é uma das razões apontadas para adiar a primeira relação sexual.
O simbolismo que representa a perda da virgindade também está bem presente nos jovens portugueses. Os rapazes, por iniciarem a vida sexual mais cedo e pelas relações ocasionais, estão mais expostos ao risco de contraírem doenças. Uma ameaça para as raparigas que escolhem parceiros mais velhos para a prática do sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário