quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Viciada em sexo testa limites


Segunda parte da obra polémica de Lars von Trier leva a protagonista até experiências sadomasoquistas. Mais de 7600 pessoas viram o filme inicial.
A crise existencial de uma viciada em sexo eleva-se no segundo capítulo de ‘Ninfomaníaca', a polémica obra do realizador Lars von Trier que inclui cenas de sexo explícito. Com a primeira parte já nas salas, estreia amanhã em Portugal a conclusão da jornada extrema e sensível da personagem Joe (Charlotte Gainsbourg) e o tom é mais radical, ao mesmo tempo que a rotina errática da protagonista se torna mais negra.
Em ‘Ninfomaníaca - Parte 2', nesta versão mais curta e com cenas eliminadas que é a única disponível em Portugal, Joe é mãe, mas a maternidade não a transforma. Ávida pelo prazer carnal, será alvo de experiências sadomasoquistas e não se fica por aí. Acabará por se dar bem no crime e até arranjará uma aprendiz (Mia Goth).
Mantendo a lógica por capítulos, esta segunda parte é mais violenta, mas, no todo, dá a ideia de que Trier quis criar um drama extremo sobre uma mulher, aproveitando-se do ruído do sexo explícito. Uma coisa é garantida: ‘Ninfomaníaca' terá um final tudo menos consensual.
As reações à primeira parte já se fazem sentir. Se em França os resultados não impressionaram, com menos de dez mil na estreia, nos EUA a obra só terá distribuição em abril. Antes, porém, estreou-se no festival de Sundance e gerou... alguns sorrisos. O crítico Steven Zeitchik, do ‘Los Angeles Times', escreveu ser "chocante que [Lars von Trier] tenha parado de chocar". Por cá, ‘Ninfomaníaca - Parte 1' já foi visto por mais de 7600 pessoas e teve receitas de aproximadamente 37 mil euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário