segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bebés por catálogo


Empresa americana criou método para escolher características físicas.
  • 22 de Dezembro 2013, 09h21
  • Nº de votos (0)
  • Comentários (0)
Por:João Ferreira, Marta Ribeiro da Silva e Suely Costa

Imagine que podia encomendar as características do seu filho. Pode parecer mentira, mas a ciência está a um passo de o conseguir. Uma empresa norte-americana de genética patenteou um método que permite aos pais, que recorrem à reprodução por inseminação artificial, escolher dadores com a maior probabilidade de reunir as características físicas pretendidas para os bebés.
A escolha é feita através de um programa de computador que tira uma espécie de "fotografia com tudo aquilo que são características genéticas", explica Ana Sofia Carvalho do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Para o especialista em medicina da reprodução, Carlos Calhaz Jorge, pensar em "bebés por catálogo é um horror e não faz qualquer sentido". Esta técnica – já utilizada para evitar o nascimento de crianças com deficiências ou doenças graves – pode levantar questões éticas e, por isso, a empresa acabou por desistir da patente.
Ana Sofia Carvalho alerta que escolher as características do filho "não vai fazer dele um filho perfeito". A técnica dos chamados ‘designer babies’ não seria possível em Portugal. A legislação centra-se na utilização destes diagnósticos genéticos nos casos de doenças graves e incuráveis.
SABER GLOBAL
Portugal: Comando de ciberdefesa
Portugal vai ter um Comando de Ciberdefesa para recolher e analisar movimentações no ciberespaço. Estrutura poderá assumir posição de defesa das Forças Armadas.
Microsoft: Sutiã capaz de detetar stress
A Microsoft quer lançar um sutiã com sensores para detetar stress, ao monitorizar a atividade cardíaca das mulheres. O objetivo é ajudar as utilizadoras a evitarem a alimentação emocional.
Protótipo: Telemóveis que sentem
Investigador alemão está a desenvolver um protótipo de um telemóvel que responde consoante o estado emocional do utilizador. É acionado através de dados GPS, do peso e do equilíbrio.
GLOBAL NET
Virtual é cada vez mais uma realidade
A realidade aumenta-da já é utilizada nos videojogos mas também a arquitetura e a construção podem tirar partido dela. O I&D da Microsoft Portugal está interessado na "classificação dos objetos que vão sendo construídos" em tempo real. No futuro, o objetivo é utilizar esta base de dados em videovigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário