quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Com pedras a escaldar, mães e avós alisam o peito a meninas de 10 anos

 
Os efeitos de uma prática horrível  
É considerado pelas Nações Unidas um dos cinco crimes escondidos contra as mulheres. Meninas pré-adolescentes, com 10 anos ou pouco mais, são submetidas pelas suas mães ou avós a um horrível tratamento para lhes alisar o peito. O instrumento empregue: objectos a altas temperaturasgeralmente pedras aquecidas na fogueira ou no forno.
A intenção é tornar as jovens menos atraentes, protegendo-as da violação e do sexo pré-matrimonial. Mas o efeito (para além das dores, que serão o que se imagina) é dar cabo da vida a milhares delas. As sequelas físicas incluem quistos, abcessos, infecções e outras lesões. Entre as emocionais, muitas vezes piores, uma diminuição da sensualidade que no futuro estraga as relações, estragada que ficou a relação com o próprio corpo.
Agora que esta prática antes oculta começa a ser objecto de atenção, surgem as histórias de vítimas. Uma delas contou que, depois de a terem submetido ao tratamento com apenas nove anos (!), passou a andar curvada, com vergonha do próprio peito. E nunca conseguiu ter um casamento estável.
A tortura, de facto, não é uma boa preparação para uma vida estável, nem mesmo quando efectuada com as melhores intenções. Estima-se que o alisamento do peito seja aplicado a quase quatro milhões de mulheres, a maioria delas nos Camarões, um país africano.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/com-pedras-a-escaldar-maes-e-avos-alisam-o-peito-a-meninas-de-10-anos=f850959#ixzz2rEONjfYX

Nenhum comentário:

Postar um comentário