segunda-feira, 24 de junho de 2013

Transexual de 6 anos vence batalha judicial


Coy Mathis é um menino transexual que foi proibido de usar a casa-de-banho das rapariga na escola que frequentava no estado do Colorado, Estados Unidos. A família apresentou queixa e a criança de 6 anos acabou por ganhar o caso em tribunal.

Segundo a família, Coy Mathis age como se fosse menina desde os 18 meses de vida. Ao contrário do irmão, Max, que brinca com carrinhos e outros brinquedos próprios para rapazes, Coy só se interessa por bonecas e roupas para meninas.
Aos 4 anos, a criança chegou a confessar à mãe, Kathryn Mathis, que sentia que havia algo de errado com o seu corpo. Após recorrerem a um psicólogo, descobriram que Coy sofre de transtorno de identidade de género, e desde então é vestido e tratado como se fosse uma rapariga.
Na escola foi apresentado como menina e é assim tratado pelos professores e colegas. No entanto, a administração do estabelecimento de ensino proibiu a criança de usar a casa de banho das meninas. O caso foi levado a tribunal e Coy acabou por vencer a batalha judicial .
À ‘ABC New’, Kathyn Mathis afirmou que a decisão foi “uma vitória para Coy e um triunfo para a justiça”, acrescentado que as escolas não devem “discriminar qualquer tipo de aluno” e que Coy deve ter “as mesma oportunidades educacionais que qualquer outra criança”.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário