sexta-feira, 7 de junho de 2013

Em dois anos, nasceram cinco bebés do Banco Público de Gâmetas

O Banco Público de Gâmetas, a funcionar desde maio de 2011 na Maternidade Júlio Dinis, no Porto, já proporcionou o nascimento de cinco bebés concebidos com sémen de dador.
 
s
Em dois anos, nasceram cinco bebés do Banco Público de Gâmetas
Banco funciona na Maternidade Júlio Dinis
 
Isabel Sousa Pereira, diretora do Banco Público de Gâmetas, salientou que, além dos bebés que já nasceram, há outras mulheres grávidas.
A responsável congratulou-se com o facto de em dois anos de funcionamento, o único banco público de gâmetas português ter resolvido o problema de todos os casais inscritos na sua lista de espera para tratamentos de procriação medicamente assistida com gâmetas de dador.
Isabel Sousa Pereira referiu que dos cerca de 160 candidatos a dadores que contactaram o banco "cerca de 70% ficaram pelo caminho", porque chumbaram no estudo feito à sua história clínica e familiar.
Os candidatos têm de ter entre 18 e 40 anos, no caso dos homens, e entre 18 a 35 anos, no caso das mulheres. Todos têm de se submeter "a um rigoroso estudo que inclui análises genéticas, marcadores de hepatite, HIV e outros. Nas mulheres é feito também um estudo hormonal", sustentou a médica.
"Aos candidatos que ficam pelo caminho são-lhes explicados de forma muito clara os motivos e, em caso de necessidade, são orientados para consultas", acrescentou

Nenhum comentário:

Postar um comentário