quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Primeiro bebé registado com três pais

Della vai ficar para a história por ter não um, nem dois mas três progenitores legais: duas mães e um pai.

Della Wolf Kangro Wiley Richards, de apenas três meses, é o primeiro bebé com três pais na certidão de nascimento: um casal de lésbicas, Anna Richards e Danielle Wiley, e Shawn Kangro, um amigo dos tempos de faculdade.
A nova lei de Família da Colúmbia Britânica, no Canadá, que entrou em vigor no ano passado, permite que as crianças sejam registadas com até quatro pais, e Della foi o primeiro bebé a finalizar o processo.
Tudo começou quando o casal Anna Richards e Danielle Wiley decidiu ter um filho. É nessa altura que pedem ao amigo Shawn Kangro que seja o pai biológico da criança.
Shawn Kangro aceitou a proposta, mas colocou condições. O pai queria ter um papel presente na vida da criança. O que para as mães era uma vantagem, como explicou ao 'The National Post' Danielle Wiley: "Eu conheço uma série de outros casais lésbicos que não querem fazer como nós. Querem um doador anónimo. Mas nós adorámos a ideia de ter alguém que poderia estar realmente envolvido, e que poderia ser uma figura paterna para os nossos filhos."
Antes de Della ser concebida, os três formalizaram um contrato escrito, descrevendo como a sua família iria funcionar. Agora os três partilham papéis na vida de Della. As duas mães são responsáveis pelos cuidados primários, e Kangro (o pai biológico) tem uma palavra a dizer nas decisões importantes que envolvem a saúde e a educação da criança.
"É uma sensação natural e fácil, como qualquer outra família", disse Shawn Kangro à CBC News. "Não sinto nada de estranho em relação a isso," acrescentou.
A criança nasceu a 23 de outubro de 2013 e desde então os progenitores têm recebido visitas das três famílias. "De repente, toda a família da Anna e toda a família da Danielle transformou-se na minha família", disse Kangro ao 'The National Post'. "Estamos a juntar as três famílias através da Della e, possivelmente, através de futuros filhos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário