sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ao estudar testículos de primatas, cientistas sugerem que homem é poligâmico (eu não sou de intrigas, mas.. nesse local somos todos...)


Ao estudar testículos de primatas, cientistas sugerem que homem é poligâmico

Uma pesquisa conduzida por investigadores da Universidade de Oslo, na Noruega, avaliou hábitos sexuais de macacos da espécie bonobo e gorilas e ligou o tamanho dos testículos dos machos a uma tendência de infidelidade entre as fêmeas, sugerindo que quanto maiores os testículos, mais promíscuas são.

Os bonobos têm testículos anormalmente grandes e as suas fêmeas copulam com mais machos, ao passo que gorilas têm testículos menores que os de humanos, por exemplo, e as suas fêmeas exibem um comportamento sexual mais monogâmico.
Segundo os cientistas, os humanos têm testículos, em média, 150% maiores que os de gorilas, o que sugeriria, em termos biológicos, que por natureza os seres humanos não têm tendência a fixarem-se em apenas um parceiro sexual.
«Podemos aferir o grau de infidelidade das fêmeas ao observar o tamanho dos testículos dos machos», disse, na divulgação do estudo, Petter Bøckman, um dos líderes do projecto. «Se o macho irá fertilizar apenas uma fêmea e não tem competidores, não precisa de muito esperma, apenas o suficiente para um óvulo.»
Assim, explica o cientista, se a fêmea copular com vários outros machos, estes precisam de mais esperma para garantir que serão os seus descendentes que nascerão.
«Neste caso, o macho tem de ter testículos grandes, já que é sábio ter o maior número possível de carros na corrida», disse, fazendo uma analogia entre automóveis e espermatozóides

Nenhum comentário:

Postar um comentário