quinta-feira, 27 de março de 2014

Neknomination. Eu bebo, tu bebes, ele bebe e todos nós podemos ver




O jogo tornou-se viral no Facebook. As regras consistem em filmar alguém a beber álcool para depois desafiar amigos a fazer o mesmo partilhando o resultado nas redes sociais. A brincadeira já fez vítimas no Reino Unido e na Irlanda
Fábio Gomes, 22 anos, viu os colegas serem desafiados no Facebook, numa rede de vídeos nos quais eram filmados a beber. Em poucos dias chegou a sua vez. Foi "nomeado" por um amigo para participar na rede e não hesitou. "A ideia é beber duas cervejas de uma vez só e nomear publicamente três amigos para fazerem o mesmo. Quem não aceitar tem de pagar uma grade de cerveja, e claro que eu não estava disposto a isso", contou ao i. Fábio estava a viver em França quando foi convidado pelos amigos para entrar no jogo, o que o fez aceitar ainda com mais entusiasmo: "Fez-me sentir mais próximo deles, que ainda me incluíam nas suas brincadeiras." Durante o vídeo de um minuto e trinta segundos, Fábio bebe duas cervejas de penálti e elege três amigos, entre eles Juliana. "Ela quis mostrar que também conseguia, principalmente sendo a única rapariga do grupo a aderir", salientou.
Juliana montou todo o cenário na sala, onde não faltaram as duas cervejas que tinham de ser bebidas num trago. Foi filmada pela madrasta e pelo pai, que estava ao lado a incentivar: "Só a minha mãe é que não gostou muito, disse que dava uma má imagem, principalmente sendo eu rapariga." Com quase 100 likes em cada vídeo e dezenas de comentários, Fábio e Juliana são apenas dois elos de uma cadeia que durante semanas percorreu o país.
Filmar-se a beber álcool, partilhar o vídeo na internet e escolher amigos que terão 24 horas para fazer o mesmo define o "neknomination", um novo jogo viral das redes sociais. A denominação vem de "to neck", que significa engolir, e "nominate", pelo acto de escolher alguém para continuar a proeza.
No seu conceito original, que teve início numa brincadeira de um grupo de amigos na Austrália, o jogo era bastante mais arrojado. Além de em vez de cerveja serem garrafas de bebidas brancas, como vodka ou whisky, o desafio passava pela forma como era filmado. Não bastava registar o momento, era preciso torná-lo único pela forma como era feito. Uma mulher entrou de lingerie num supermercado e engoliu as bebidas de um trago perante o espanto de todos os clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário