quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Perdem guarda da filha por serem velhos demais


Uma casal de italianos decidiu ter um filho com óvulos doados, após anos de tentativas falhadas de gravidez. Há um ano e sete meses nasceu a Viola. Há um mês um tribunal retirou a guarda da filha ao casal por serem demasiado "velhos".
 
foto CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS
Perdem guarda da filha por serem velhos demais
Viola nasceu há 19 meses
 
Gabriella, uma bibliotecária italiana de 57 anos, e Luigi Ambrosis, um aposentado de 70, perderam a filha depois do tribunal de Turim, na Itália, ter entendido que eles são velhos demais para criar a menina, que entretanto já foi dada para adopção.
Segundo o relatório dos juízes, "os pais foram egoístas e narcisistas" por terem tido a criança numa idade tão avançada.
"Eles nunca pensaram que a filha poderia ficar órfã muito jovem ou seria forçada a cuidar dos pais idosos na idade em que os jovens mais precisam de apoio", diz o relatório.
"Essa criança é fruto de uma aplicação distorcida das enormes possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias", afirmam os juízes.
O caso teve início no ano passado quando a bebé tinha apenas um mês. Um vizinho denunciou o casal por, supostamente, ter deixado a filha sozinha no carro durante 40 minutos. A mãe disse que estava a descarregar as compras do carro e que nunca perdeu de vista a menina.
Noutra altura, outro vizinho chamou a polícia e disse que o casal tinha deixado a bebé no carro a chorar para a fazer dormir.
A criança acabou por ser recolhida e deixada sob a guarda de uma família autorizada pela Justiça italiana.
Os pais foram, entretanto, submetidos a testes psicológicos e psiquiátricos que concluíram que a mãe não estabeleceu vínculos emocionais com a filha. O marido também demonstrou, segundo a análise psicológica, não ter demonstrado preocupação com a menina.
O casal só pode ver a menina de 15 em 15 dias e já entrou com um recurso para reverter a decisão judicial.
"É como se nos tivessem roubado a filha, a principal vítima desta injustiça não somos nós. É a nossa filha", afirmou Gabriella ao jornal italiano "La Stampa".
Só no mês de Setembro, outros dois casais mais velhos italianos geraram filhos por doação de óvulos. Todos os tratamentos tiveram de ser feitos no estrangeiro, já que a Itália não permite a doação de óvulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário