Um estudo apresentado esta semana indica que a «culpa» pelo excesso de fotos de bebés no Facebook não é das mães, mas sim daqueles que fazem likes nas imagens.
A pesquisa divulgada pelo site Slate foi desenvolvida pela cientista da computação Meredith Ringel Morris, do centro de pesquisa da Microsoft. O conteúdo foi apresentado como parte do evento CSCW (trabalho cooperativo baseado em computação e computação social), realizado esta semana nos EUA.Depois de entrevistar 412 mães e analisar as suas publicações no Facebook, Meredith concluiu que essas mulheres publicam menos conteúdo após a maternidade – e quando o fazem, grande parte das informações não está relacionada com os filhos. Além disso, a quantidade de posts sobre o bebé cai muito depois do primeiro mês e continua a diminuir, conforme a criança cresce.
Segundo a investigadora, a impressão de que muitas mulheres «inundam» os seus perfis com os filhos vem da popularidade desse conteúdo – que tende a ganhar mais likes e comentários. Apesar de o Facebook não revelar exactamente como funciona o seu algoritmo, muita interacção com um post garante-lhe mais destaque (ele mantém-se na linha do tempo dos contactos, por exemplo).
«Existe uma sensação de que são só bebés, bebés, bebés. Mas, na verdade, as informações sobre filhos representam uma pequena parte do que as mães estão a fazer», disse Meredith, segundo o Slate.
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